APLICAÇÕES
Lubrificante 100% sintético desenvolvido para motores de média e grande cilindrada, a gasolina ou diesel, de design recente, com injecção directa e catalisador. As numerosas homologações fazem-no um verdadeiro produto multimarca, recomendado pelos construtores em veículos sob período de garantia. O seu rendimento é excelente em todo tipo de percursos: cidade, estrada, auto-estrada.
PRESTAÇÕES NORMAS: ACEA A3/B3/B4
HOMOLOGAÇÕES:
API SL / CF - VW 502.00 / 505.00 – BMW LL-98-
PORSCHE CAYENNE 2002- Mercedes Benz MB p.229.3 OPEL/GM Diesel LL B-025
*A especificação OPEL/GM Diesel LL B-025 junto a dos demais construtores fortaleceu seu valor HTHS ao mesmo tempo que melhorado sua resistência à volatilidade, diminuindo o consumo de óleo.
*As novas especificações ACEA B4 garantem uma capacidade detergente superior, assim como uma grande resistência ao aumento da viscosidade por acumulação de carvão fino produzido pelos motores de injecção directa.
*A especificação MB 229.3 aumenta a severidade comparativamente à 229.1 em termos de maior duração de vida útil (uso de computador do bordo, multiplicando a mudança de óleo X 2), exigindo, além disso, uma redução do consumo de combustível em 1,2%.
*Excelente estabilidade ao cisalhamento (3,3% Bosch 30 ciclos). A sua base sintética forma um filme de lubrificação forte e estável, reduzindo notavelmente o coeficiente de roçamento.
CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Mudança de óleo: de acordo com as prescrições do construtor e de acordo a sua utilização. MOTUL 8100X-cees pode ser misturado com todos os óleos minerais e sintéticos do mercado.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Grau de viscosidade SAE J 300 5W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.850
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 14.6 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 92.0 mm²/s
Índice de viscosidade ASTM D2270 165
Ponto de congelamento ASTM D97 <-33°C / <-27F
Ponto de inflamação ASTM D92 230°C / 446°F TBN ASTM D 2896 10.3 mg KOH/g
Ficha Técnica - 8100 X-cess 5W-40