MOBILGREASE 28 - 380 GRAMAS
A Mobilgrease 28 é uma graxa lubrificante com um desempenho superior, com excelentes características antidesgaste e de resistência térmica a uma ampla gama de temperaturas, especialmente formulada para combinar as características únicas do óleo sintético de polialfaolefina (PAO) e um espessante (não sabão) organo-argiloso.
A sua consistência situa-se entre a de uma graxa Nº 1 (NLGI) e a de uma graxa Nº 2 (NLGI). Esta graxa proporciona excelente desempenho num amplo intervalo de temperaturas. A natureza isenta de cera do óleo sintético, juntamente com seu alto índice de viscosidade em comparação aos óleos minerais, fornece excelente capacidade de bombeamento a baixas temperaturas, torques de arranque e de funcionamento muito baixos, além de ajudar a reduzir temperaturas de operação na zona de carga dos mancais de rolamento.
O espessante de argila confere à Mobilgrease 28 um elevado ponto de gota (cerca de 300 ºC), o que se traduz numa excelente estabilidade a elevadas temperaturas. A Mobilgrease 28 apresenta uma boa resistência à lavagem pela água, uma superior capacidade de resistência à carga, capacidade de redução da resistência ao arraste por atrito e previne o desgaste excessivo. Os ensaios realizados demonstraram que a Mobilgrease 28 lubrifica com eficiência os rolamentos em condições de elevadas velocidade e temperatura. A Mobilgrease 28 também tem mostrado uma excelente capacidade para lubrificar mecanismos de deslizamento pesadamente carregados, como screw jacks dos flaps das asas.
Durante mais de 30 anos, a Mobilgrease 28 tem sido a graxa de aplicação universal em aplicações de aeronáutica militar e civil a nível mundial.
Características e Benefícios
Um requisito particular das graxas lubrificantes para aviação é a necessidade para resistir às solicitações a alta temperatura além de assegurar uma elevada facilidade de arranque e reduzido torque de funcionamento a baixas temperaturas. Para satisfazer esta combinação de exigências, os especialistas de formulação de produtos da ExxonMobil selecionaram óleos básicos compostos por hidrocarbonetos sintéticos para a Mobilgrease 28, devido à sua baixa volatilidade, excepcional resistência térmica e à oxidação e uma superior capacidade de funcionamento a baixas temperaturas. Os formuladores escolheram uma química específica de espessante e uma combinação de aditivos exclusiva para maximizar os benefícios dos óleos básicos sintéticos.
A Mobilgrease 28 satisfaz os requisitos das principais especificações da aviação militar e civil e possui uma excelente reputação de desempenho e confiabilidade junto dos seus usuários em todo o mundo.
A Mobilgrease 28 proporciona as seguintes vantagens e benefícios potenciais:
Características |
Vantagens e Benefícios Potenciais |
Óleo básico sintético com elevado índice de viscosidade (IV) totalmente isento de ceras |
Funcionamento num amplo intervalo de temperaturas – extraordinário desempenho em altas e baixas temperaturas. Formação de películas de fluido mais espessas, com excelente proteção antidesgaste das peças de equipamento que funcionam a altas temperaturas. Reduzida resistência ao movimento durante os arranques a temperaturas muito baixas |
Excelente proteção contra o desgaste e a corrosão |
Excelente proteção do rolamento, ajudando a estender sua durabilidade e a reduzir os custos de substituição desses elementos |
Características de proteção de extrema pressão (EP) |
Evita o desgaste excessivo, mesmo em situações de cargas de choque |
Elevada estabilidade térmica e anti-oxidação |
Intervalos de lubrificação mais prolongados |
Elevada resistência à lavagem pela água |
Manutenção das excelentes características da graxa em condições atmosféricas severas ou outras condições de exposição à água |
Aplicações
A Mobilgrease 28 foi especialmente concebida para a lubrificação de mancais planos ou de rolamentos em altas e baixas velocidades, juntas estriadas, fusos, engrenagens sem-fim e outros mecanismos em que sejam exigidos uma elevada redução do atrito, baixo desgaste e perdas reduzidas devido ao atrito do lubrificante. O intervalo de temperaturas recomendado é de -54 a 177 ºC (-65 a 350 °F), com a devida observância dos intervalos de relubrificação.
A Mobilgrease 28 é especialmente recomendada para utilização em trens de aterrisagem, sistemas e atuadores de controle, screw jacks, servomecanismos, motores com rolamentos blindados, mancais oscilantes e rolamentos dos rotores de helicópteros em aeronaves civis e militares. Nos termos das aprovações dos fabricantes de equipamento, pode ainda ser utilizada em maquinaria naval auxiliar e sempre que for recomendada a utilização em aplicações com as seguintes normas já obsoletas: MIL-G-81322 (WP), MIL-G-7711A, MIL-G-3545B e MIL-G-25760A.
A Mobilgrease 28 também é recomendada para lubrificação industrial, inclusive rolamentos de esfera e de rolos selados ou remontáveis onde quer que condições de temperatura extrema, altas velocidades ou resistência à lavagem pela água forem relevantes. As aplicações industriais típicas incluem os mancais de transportadores, rolamentos de pequenos alternadores funcionando a temperaturas próximas de 177 ºC (350 °F), rolamentos de esfera miniatura com altas velocidades e outras aplicações com rolamentos, onde o movimento oscilante e as vibrações possam constituir uma fonte de problemas.
A Mobilgrease 28 está qualificada pelos militares dos EUA sob a especificação MIL-PRF-81322, para uso geral, aeronaves; e pela especificação DOD-G-24508A (Marinha) para maquinaria naval auxiliar. Essa graxa é ainda identificada com o símbolo militar (EUA) WTR e o Número de Código NATO G-395.
Especificações e Aprovações
Mobilgrease 28 |
Aprovação para |
Nível de qualidade |
MIL-PRF-81322G |
X |
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DOD-G-24508A, Emenda 4 |
|
X |
NATO G-395 |
X |
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Características Típicas
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Métodos de teste |
Características típicas da Mobilgrease 28 (1) |
Limites MIL-PRF-81322 |
Grau NLGI |
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1 1/2 |
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Tipo de espessante |
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Argila (não-saponáceo) |
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Cor |
Aspecto visual |
Vermelho escuro |
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Estrutura |
Aspecto visual |
Macia, amanteigada |
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Ponto de gota, °C (°F) |
ASTM D 2265 |
307 (584) |
232 (450) min |
Viscosidade do óleo básico, cSt |
ASTM D 445 |
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a 40ºC |
|
30 |
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a 100ºC |
|
5,7 |
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Torque de baixa temperatura a -54 °C (-65 °F), Nm (g-cm) |
ASTM D 1478 |
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Arranque |
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0,43 (4400) |
0,98 (10.000) máx. |
Funcionamento, após 1 hora |
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0,05 (510) |
0,098 (1.000) max |
Penetração trabalhada @ 25 ºC (77 °F), 60 ciclos, mm/10 |
ASTM D 217 |
293 |
265-320 |
Estabilidade da penetração trabalhada prolongada, 100 000 ciclos, mm/10 |
FTM 313 |
303 |
350 máx. |
Separação do óleo, 30 horas a 177 ºC, % em peso |
ASTM D 6184 |
3,5 |
2,0 - 8,0 |
Perda por evaporação, 22 horas a 177 ºC, % em peso |
ASTM D 2595 |
6 |
10 max |
Corrosão de lâmina de cobre, 24 horas a 100 ºC |
ASTM D 4048 |
1b |
1b máx. |
Teste de desgaste 4 esferas, diâmetro da abrasão, mm |
ASTM D 2266 |
0,6 |
0,8 max |
Índice de desgaste em carga, kgf |
ASTM D 2596 |
40 |
30 min |
Proteção à ferrugem, 48 horas a 125 °F, manchas de corrosão > 1 mm de diâmetro |
ASTM D 1743 |
Passa |
0 |
Lavagem pela água, 1 hora a 41 ºC, % em peso |
ASTM D 1264 |
1 |
20 max |
Desempenho a alta temperatura, horas a 177 ºC |
ASTM D 3336 (modificado) |
Passa |
400 min |
Estabilidade à oxidação, perda de pressão em kPa |
ASTM D 942 |
|
|
100 horas a 99 ºC |
|
Passa |
83 máx. |
500 horas a 99 ºC |
|
Passa |
172 max |
Estabilidade durante o armazenamento, 6 meses a 38 ºC |
FTM 3467 |
Passa |
Passa |
Contagem de contaminantes, partículas/mL |
FTM 3005 |
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25-74 microns |
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Passa |
1000 máx. |
75 microns ou superior |
|
0 |
0 |
Atrito de oscilação e desgaste, diâmetro da mancha de abrasão, 35 000 ciclos, ângulo de 90º, bloco de bronze de alumínio, mm |
Norma ASTM D 3704 modificada |
Passa |
6,35 max |
Dilatação de borracha, Tipo L sintética, 1 semana a 70 ºC (158 °F), % em volume |
FTM 3603 |
6 |
10 max |
(1) As propriedades típicas são valores tipicamente obtidos com tolerância normal de produção e podem variar ligeiramente, embora mantendo-se dentro dos limites especificados. |
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