MOBILGREASE 28 - 380 GRAMAS

A Mobilgrease 28 é uma graxa lubrificante com um desempenho superior, com excelentes características antidesgaste e de resistência térmica a uma ampla gama de temperaturas, especialmente formulada para combinar as características únicas do óleo sintético de polialfaolefina (PAO) e um espessante (não sabão) organo-argiloso.
Fabricante: MOBIL
SKU: 6375
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A sua consistência situa-se entre a de uma graxa Nº 1 (NLGI) e a de uma graxa Nº 2 (NLGI). Esta graxa proporciona excelente desempenho num amplo intervalo de temperaturas. A natureza isenta de cera do óleo sintético, juntamente com seu alto índice de viscosidade em comparação aos óleos minerais, fornece excelente capacidade de bombeamento a baixas temperaturas, torques de arranque e de funcionamento muito baixos, além de ajudar a reduzir temperaturas de operação na zona de carga dos mancais de rolamento. 

O espessante de argila confere à Mobilgrease 28 um elevado ponto de gota (cerca de 300 ºC), o que se traduz numa excelente estabilidade a elevadas temperaturas. A Mobilgrease 28 apresenta uma boa resistência à lavagem pela água, uma superior capacidade de resistência à carga, capacidade de redução da resistência ao arraste por atrito e previne o desgaste excessivo. Os ensaios realizados demonstraram que a Mobilgrease 28 lubrifica com eficiência os rolamentos em condições de elevadas velocidade e temperatura. A Mobilgrease 28 também tem mostrado uma excelente capacidade para lubrificar mecanismos de deslizamento pesadamente carregados, como screw jacks dos flaps das asas. 

Durante mais de 30 anos, a Mobilgrease 28 tem sido a graxa de aplicação universal em aplicações de aeronáutica militar e civil a nível mundial.

 

Características e Benefícios

Um requisito particular das graxas lubrificantes para aviação é a necessidade para resistir às solicitações a alta temperatura além de assegurar uma elevada facilidade de arranque e reduzido torque de funcionamento a baixas temperaturas. Para satisfazer esta combinação de exigências, os especialistas de formulação de produtos da ExxonMobil selecionaram óleos básicos compostos por hidrocarbonetos sintéticos para a Mobilgrease 28, devido à sua baixa volatilidade, excepcional resistência térmica e à oxidação e uma superior capacidade de funcionamento a baixas temperaturas. Os formuladores escolheram uma química específica de espessante e uma combinação de aditivos exclusiva para maximizar os benefícios dos óleos básicos sintéticos. 

A Mobilgrease 28 satisfaz os requisitos das principais especificações da aviação militar e civil e possui uma excelente reputação de desempenho e confiabilidade junto dos seus usuários em todo o mundo. 

A Mobilgrease 28 proporciona as seguintes vantagens e benefícios potenciais:

Características Vantagens e Benefícios Potenciais
Óleo básico sintético com elevado índice de viscosidade (IV) totalmente isento de ceras Funcionamento num amplo intervalo de temperaturas – extraordinário desempenho em altas e baixas temperaturas. 
Formação de películas de fluido mais espessas, com excelente proteção antidesgaste das peças de equipamento que funcionam a altas temperaturas. 
Reduzida resistência ao movimento durante os arranques a temperaturas muito baixas
Excelente proteção contra o desgaste e a corrosão Excelente proteção do rolamento, ajudando a estender sua durabilidade e a reduzir os custos de substituição desses elementos
Características de proteção de extrema pressão (EP) Evita o desgaste excessivo, mesmo em situações de cargas de choque
Elevada estabilidade térmica e anti-oxidação Intervalos de lubrificação mais prolongados
Elevada resistência à lavagem pela água Manutenção das excelentes características da graxa em condições atmosféricas severas ou outras condições de exposição à água

 

Aplicações

A Mobilgrease 28 foi especialmente concebida para a lubrificação de mancais planos ou de rolamentos em altas e baixas velocidades, juntas estriadas, fusos, engrenagens sem-fim e outros mecanismos em que sejam exigidos uma elevada redução do atrito, baixo desgaste e perdas reduzidas devido ao atrito do lubrificante. O intervalo de temperaturas recomendado é de -54 a 177 ºC (-65 a 350 °F), com a devida observância dos intervalos de relubrificação. 

A Mobilgrease 28 é especialmente recomendada para utilização em trens de aterrisagem, sistemas e atuadores de controle, screw jacks, servomecanismos, motores com rolamentos blindados, mancais oscilantes e rolamentos dos rotores de helicópteros em aeronaves civis e militares. Nos termos das aprovações dos fabricantes de equipamento, pode ainda ser utilizada em maquinaria naval auxiliar e sempre que for recomendada a utilização em aplicações com as seguintes normas já obsoletas: MIL-G-81322 (WP), MIL-G-7711A, MIL-G-3545B e MIL-G-25760A. 

A Mobilgrease 28 também é recomendada para lubrificação industrial, inclusive rolamentos de esfera e de rolos selados ou remontáveis onde quer que condições de temperatura extrema, altas velocidades ou resistência à lavagem pela água forem relevantes. As aplicações industriais típicas incluem os mancais de transportadores, rolamentos de pequenos alternadores funcionando a temperaturas próximas de 177 ºC (350 °F), rolamentos de esfera miniatura com altas velocidades e outras aplicações com rolamentos, onde o movimento oscilante e as vibrações possam constituir uma fonte de problemas. 

A Mobilgrease 28 está qualificada pelos militares dos EUA sob a especificação MIL-PRF-81322, para uso geral, aeronaves; e pela especificação DOD-G-24508A (Marinha) para maquinaria naval auxiliar. Essa graxa é ainda identificada com o símbolo militar (EUA) WTR e o Número de Código NATO G-395. 

 

Especificações e Aprovações

 

 Mobilgrease 28 Aprovação para Nível de qualidade
MIL-PRF-81322G            X  
DOD-G-24508A, Emenda 4              X
NATO G-395            X  

 

 

Características Típicas

 

  Métodos de teste Características típicas da Mobilgrease 28 (1)  Limites MIL-PRF-81322
Grau NLGI   1 1/2  
Tipo de espessante   Argila (não-saponáceo)  
Cor Aspecto visual Vermelho escuro  
Estrutura Aspecto visual Macia, amanteigada  
Ponto de gota, °C (°F) ASTM D 2265 307 (584) 232 (450) min
Viscosidade do óleo básico, cSt ASTM D 445    
a 40ºC   30  
a 100ºC   5,7  
Torque de baixa temperatura a -54 °C (-65 °F), Nm (g-cm) ASTM D 1478    
Arranque   0,43 (4400) 0,98 (10.000) máx.
Funcionamento, após 1 hora   0,05 (510) 0,098 (1.000) max
Penetração trabalhada @ 25 ºC (77 °F), 60 ciclos, mm/10 ASTM D 217 293 265-320
Estabilidade da penetração trabalhada prolongada, 100 000 ciclos, mm/10 FTM 313 303 350 máx.
Separação do óleo, 30 horas a 177 ºC, % em peso ASTM D 6184 3,5 2,0 - 8,0
Perda por evaporação, 22 horas a 177 ºC, % em peso ASTM D 2595 6 10 max
Corrosão de lâmina de cobre, 24 horas a 100 ºC ASTM D 4048 1b 1b máx.
Teste de desgaste 4 esferas, diâmetro da abrasão, mm ASTM D 2266 0,6 0,8 max
Índice de desgaste em carga, kgf ASTM D 2596 40 30 min
Proteção à ferrugem, 48 horas a 125 °F, manchas de corrosão > 1 mm de diâmetro ASTM D 1743 Passa 0
Lavagem pela água, 1 hora a 41 ºC, % em peso ASTM D 1264 1 20 max
Desempenho a alta temperatura, horas a 177 ºC ASTM D 3336
(modificado)
Passa 400 min
Estabilidade à oxidação, perda de pressão em kPa ASTM D 942    
100 horas a 99 ºC   Passa 83 máx.
500 horas a 99 ºC   Passa 172 max
Estabilidade durante o armazenamento, 6 meses a 38 ºC FTM 3467 Passa Passa
Contagem de contaminantes, partículas/mL FTM 3005    
25-74 microns   Passa 1000 máx.
75 microns ou superior   0 0
Atrito de oscilação e desgaste, diâmetro da mancha de abrasão, 35 000 ciclos, ângulo de 90º, bloco de bronze de alumínio, mm Norma ASTM D 3704 modificada Passa 6,35 max
Dilatação de borracha, Tipo L sintética, 1 semana a 70 ºC (158 °F), % em volume FTM 3603 6 10 max
(1) As propriedades típicas são valores tipicamente obtidos com tolerância normal de produção e podem variar ligeiramente, embora mantendo-se dentro dos limites especificados.    
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