5 Mitos da Lubrificação

  1. É verdade que o óleo de motor deve ser claro e o óleo de engrenagem deve ser escuro? É comum se ter esta opinião, no entanto ela não é correta. Os óleos lubrificantes são formulados misturando-se básicos e aditivos e sua cor final dependerá da cor do básico e do aditivo que forem empregados na sua formulação. Além disso, a cor não tem nenhuma influência no desempenho do óleo.
  2. O óleo mais escuro é também mais grosso? Não necessariamente, o óleo mais claro pode ser mais viscoso (grosso) do que um óleo escuro e vice-versa.
  3. Escuto dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. Isto é verdade? Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada mil quilômetros rodados, com carro de passeio, mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para motor, de acordo com o projeto. É bom ressaltar que carro novo consome óleo.
  4. Qual o nível correto do óleo do carro? Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o nível correto se encontra entre dois traços e não só no traço superior. Se o o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso sr queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
  5. Posso misturar produtos de marcas diferentes? Os oléos existentes no mercado são, a princípio, compatíveis. Desde que os produtos sejam do mesmo nível de desempenho API e da mesma faixa de viscosidade SAE. No entanto, a melhor alternativa é evitar essa mistura, sempre que possível, para garantir o melhor desempenho do óleo utilizado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Catálogo BR Petrobras Distribuidora S.A "Lubrificantes Fundamentos e Aplicações" - Vol 1 (Tópico 3. Propriedades Físico-Químicas dos Lubrificantes). Gerência Industrial - Jan 1999

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